Segurança de residência perde tudo, mas salva filho de incêndio! Fraude ou Verdade?
Publicado em 4 de julho de 2022 (Último modificado em 7 de julho de 2025) • 3 min de leitura • 565 palavrasSegurança de residência perde tudo, mas salva filho de incêndio! Fraude ou Verdade?
No post anterior onde desmascaramos uma tentativa de burla ou fraude de caridade. Curiosamente, um dos comentários afirma que após uma vídeo-conferência com a alegada vítima realizou uma doação via carteira ḿ-pesa e apresenta um screenshot da mesma. O nosso blog visitou o perfil do comentador de nome “Jonas” (claramente um nome falso) para análise. Entre os muitos sinais de análise, o que mais chamou atênção foi uma outra estória de caridade neste perfil que abaixo analisamos:
#PEÇO_AJUDA_FAMÍLIA. Chamo-me Valdo Alate, temho 38 ano de idade, trabalho como segurança de uma Residência no mesmo bairro que resido na província de Nampula…
Sou um Homem batalhador, um Pai de família que não media esforço para alegrar sua família, Capaz de escalar até Montanhas para buscar alimentos para sua Família, Mas perdí vontade de viver, nada mais faz sentido para mim😭 Minha casa pegou fogo enquanto eu trabalhava, meu filho e minha esposa estavam no interior da casa a dormir. Tudo aconteceu por volta das 02 horas de madrugada quando recebi uma chamada de um vizinho informando que minha casa estava pegarndo fogo, Desesperado saí do trabalho correndo e Quando la cheguei minha casa estava toda possuída de chamas intensas, e mesmo assim entrei para salvar minha família, mas infelizmente so consiguí salvar meu filho e minha esposa perdeu a vida no interior da casa.
Não tenho onde morar, o que comer e nem vestir. O meu filho está internado sob cuidados médicos intensivos. Venho através desta canalizar apoio em alimentos, vestuários ou valores… toda ajuda é bem vida e sempre serei grato pelo apoio.
#APÓIO
M-pesa: 8588-Valde Conta Móvel: 85888-Valde E-mola: 87568 Para doações pessoalmente: 85**88-Valde
Porque talvez uma imagem não seria convicente, o “Jonas” anexa mais algumas imagens, porque uma imagem vale mais que 1000 palavras. Nesta imagem consta a foto do nosso “herói” Valdo (ou Valde?) após o incêndio.
O Google Lens é um aplicativo de reconhecimento de imagem, que traz resultados relevantes sobre determinado objecto. O aplicativo está disponível tanto para telemóvel como desktop. Neste exemplo, iremos usar o Google Lens em um Desktop (computador) para pesquisar as imagens.
1. No nosso navegador, clicamos sobre a imagem com o lado direito do mouse
2. Clicamos em Pesquisar Imagem com o Google Lens.
3. No lado direito, verificamos se a imagem consta dos resultados da pesquisa no lado direito da Janela
4. Abrimos um dos links e verificamos a data e o contexto original da foto
Do resultado acima, podemos facilmente ver que a foto original aparece no dia 14 de Dezembro de 2020, no portal de Angola, relacionado a um caso de (in)justiça pelas próprias mãos. Trata-se sim de Fraude de Caridade, um tipo de crime cibernéutico, que faz uso de falsidades para levar as pessoas a fazerem doações para causas que não existem.
O primeiro passo é não doar para uma causa, principalmente nas redes sociais, antes de se certificar de que se trata de uma organização ou pessoa real, ou que a causa é mesmo legítima.
O segundo passo é denunciar massivamente os criminosos digitais para os canais que os mesmos usam para defraudar. Sendo os mais comuns o Facebook, a Vodacom (M-Pesa), a Movitel (e-Mola) e o BCI (Conta Móvel).
oficinaticmoz@gmail.com