Máquina Automática de Venda de Lanches na Cidade de Maputo
Publicado em 20 de setembro de 2023 (Último modificado em 29 de maio de 2024) • 3 min de leitura • 623 palavrasUma experiência inovadora de uma máquina automática de vendas no Campus da Universidade Pedagógica de Maputo
Junto ao ATM, os estudantes se deparam com uma inovação intrigante: uma espécie de “banca” de vendas metálica, com uma vitrine de vidro. Através do vidro, é possível visualizar uma variedade de produtos, incluindo bolachas, chocolates, sucos, refrigerantes e outros lanches. Surpreendentemente, não há nenhum vendedor por perto. Na porta da vitrina, uma série de números e alguns botões estão posicionados. Embora pareça um cenário de um outro país, este é o resultado da instalação de uma máquina automática de vendas de lanches, por uma empresa no campus da Universidade Pedagógica, nos meados deste ano..
Cada produto na máquina apresenta duas (2) etiquetas. A vermelho, o código do produto, e numa etiqueta branca o respectivo preço. Depois que escolhemos o nosso lanche favorito, o processo é simples:
(1) Na ranhura de notas (a vernmelho na imagem), introduzimos uma nota com valor igual ou superior ao preço do lanche escolhido.
(2) De seguida introduzimos no teclado o código do produto que desejamos comprar.
(3) A máquina atira o produto para um comportimento na parte inferior, que pode ser acedido apartir de uma porta móvel. No painel (destacado a azul na imagem), actualiza o saldo da compra, caso ainda tenha saldo.
Por exemplo, se desejo um pacote de bolachas que custa 25 MT, e um refresco que também custa 25 MT, de início insiro uma nota de 50 MT. Em seguida, digito o código de pacote de bolachas e a máquina lançará o mesmo para o compartimento de recolha. No painel de saldo, confirmamos que ainda temos saldo de 25 MT, por isso introduzimos mais um código correposndente ao refrigerante. Por fim, recolhemos os nossos lanches no comportatimento de recolha.
Maputo é uma cidade incrivelmente voltada para o comércio, com uma predominância para negócios informais, muitos dos quais são baseados em interações directas entre pessoas. Portanto, qualquer investimento nesse sector merece uma consideração cuidadosa. Quando pensamos nos possíveis benefícios, algumas ideias vêm à mente:
Educação tecnológica: Esta máquina ajuda a ensinar às pessoas como usar a tecnologia moderna, como um jogo ou brinquedo, para que todos possam aprender a usá-la.
Disponibilidade: Ela está sempre lá, como uma loja que nunca fecha, para que você possamos comprar lanches quando quisermos, mesmo de noite.
Mini renda passiva: A máquina pode gerar dinheiro automaticamente para os proprietários, proporcionando uma fonte de renda constante, com pouca manutênção.
Colecta de Informações: Ela também tem potencial de aprender sobre o que as pessoas gostam de comprar, como um amigo que lembra quais são seus lanches favoritos.
No entanto, como a perfeição é uma raridade, esta máquina de venda automática não está isenta de desafios. Ela não dá trocos. O que significa que é crucial inserir a quantia exata de dinheiro para evitar frustrações. Se tentarmos comprar um produto que custa 75 MT e inseririmos uma nota de 100 MT, a máquina não poderá dar o troco e você ficaremos com créditos não utilizados.
Para ajudar os estudantes a superar esse obstáculo, uma trabalhadora da empresa propietária, está sempre por perto para trocar dinheiro quando necessário. Esta pessoa é uma espécie de guardiã da máquina, garantindo que os estudantes tenham uma experiência suave. Além disso, a presença constante dessa guardiã também se deve à preocupação com possíveis erros da máquina.
Apesar dos desafios, a máquina de venda automática representa uma tentativa inovadora no campus e em Moçambique. Contudo, pensamos que para o contexto do nosso país, algumas melhorias seriam interessantes:
Facilitação de Troco: Aperfeiçoamentos para que seja possível gerir o dinheiro que não esteija trocado.
Pagamentos com Moeda Eletrônica: Aceitar pagamentos com moeda eletrônica (M-pesa, e-mola) para maior conveniência dos usuários.
oficinaticmoz@gmail.com